Enchente causa prejuízo de mais de 10 milhões e interdita estradas em Malhada
Além das comunidades, um trecho de quase 3 quilômetros da estrada Malhada/Canabrava continua interditado.
MALHADA – O prejuízo com as chuvas que atingiram o município de Malhada, no Médio São Francisco, entre os meses de novembro, dezembro e início de janeiro, já ultrapassa os R$ 10 milhões.
Choveu nos meses de novembro, dezembro e início de janeiro 632 milímetros, quando o normal é 800 milímetros nesse período de chuva.
Malhada enfrenta diversos problemas por conta das chuvas registradas no Norte de Minas. A enchente tem causado estragos em todo município, principalmente na zona rural.
Com o nível do rio São Francisco atingindo 8 metros e 1 centímetro moradores da comunidade de Ilha das Melancias, Ilha de Malhada, Ressaca, Samba, Tomé-Nunes região do Rio Verde, estão parcialmente isolados.
Além das comunidades, um trecho de quase 3 quilômetros da estrada Malhada/Canabrava continua interditado. A estrada é a principal via de acesso ao distrito de Canabrava, distrito mais populoso da cidade.
Conforme informação do executivo, o prefeito Gimmy Ramos está buscando recursos para recuperar os estragos, principalmente para recuperar as estradas vicinais. Além das estradas, o município contabiliza prejuízo na agricultura familiar.
“Vamos buscar recursos por meio do governo estadual. Já entramos em contato e com os órgãos públicos estaduais, para que eles nos ajudem a reconstruir o município”, comentou o prefeito.
Malhada já decretou situação de emergência, mas o Estado ainda não reconheceu situação de emergência. A Defesa Civil fez a doação de 10 mil telhas e a prefeitura outras quatro mil.