Documentário sobre a presença do escritor Guimarães em Carinhanha será exibido pela TVE Bahia.

Nesta quarta-feira, 28 de março, as 20h00min, a TVE Bahia, exibe o programa Documentário Carinhanha.

Nesta quarta-feira, 28 de março, as 20h00min, a TVE Bahia, exibe o programa Documentário Carinhanha, produção inédita que resgata as tradições culturais do município de Carinhanha, no oeste da Bahia. O documentário ressalta a presença do escritor mineiro Guimarães Rosa (1908-1967) na região.

A forte identificação da cidade com o célebre romance Grande Sertão: Veredas que levou o deputado Zezéu a reivindicar uma homenagem ao escritor, imortalizado na Academia Brasileira de Letras em 1963, batizando com seu nome a ponte baiana construída sobre o Rio São Francisco, ligando os municípios de Carinhanha e Malhada, na BR 030.
Segundo a reportagem, o Rio Carinhanha foi palco de longas andanças do escritor pelo cerrado mineiro e parte do sertão baiano, no início da década de 1950. Ele passeava com um caderninho pendurado no pescoço como amuleto, no qual copiava suas impressões e os causos e histórias relatados por boiadeiros e ribeirinhos com os quais interagia no caminho.

A exuberante natureza inspirou seus escritos, tanto que em Grande Sertão: Veredas, clássico da literatura brasileira, protagonizado por Riobaldo e Diadorim, há várias referências ao Rio Carinhanha, na fronteira da Bahia com Minas Gerais.

Edição:Folhadovale.Net

Deixe seu comentário