Diretor da UPA de Guanambi esclarece vídeo sobre atendimento na unidade

Marcelo explica que o vídeo compartilhado nas redes sociais não foi gravado na última terça-feira (10), mas trata-se de uma gravação antiga.

O Diretor Médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Guanambi, Marcelo Kumaira, emitiu uma nota acerca da polêmica de um vídeo compartilhado nas redes sociais. No vídeo, o usuário afirma que aguardou por atendimento na unidade das 17h às 20h.

Em resposta ao questionamento feito pelo Portal Folha do Vale, Marcelo explica que o vídeo compartilhado não foi gravado na última terça-feira (10), como foi divulgado sem buscar informações corretas.

O diretor disse que diante da propagação do vídeo foi feito um levantamento dos atendimentos na unidade no horário citado, inclusive não teve nenhum paciente que demorou mais de 15 minutos para ser atendido. Marcelo disse que o último atendimento foi atendido 18h36, antes de trocar o plantão.

Marcelo informou que o primeiro atendimento no plantão noturno aconteceu às 21h05, descartando qualquer veracidade no vídeo. Marcelo encerrou dizendo que o vídeo é tão antigo que aparece um servidor na gravação, o qual não faz parte do quadro da UPA.

O diretor se coloca à disposição da população para os devidos esclarecimentos, conforme nota enviada ao Portal Folha do Vale.

Nota na íntegra

Diretor médico da UPA


Dr. Marcelo Kumaira esclarece sobre vídeo divulgado em rede social na data de 10/01/2023.

Diante do vídeo divulgado na mídia e redes sociais, com acusação de um usuário, que estava aguardando atendimento na UPA de Guanambi, entre 17:00 e 20:00
no dia 10/01/2023. A direção da UPA e os plantonistas do dia, esclarecem a população que em nenhum momento houve essa fila de espera e tão pouco pacientes ficaram sem atendimento na unidade neste dia.

Certifica se após avaliação de prontuários de atendimento, que este vídeo não foi dessa data informada. A UPA de Guanambi trabalha com um sistema de triagem e atendimento informatizado que é checado pela diretoria a cada hora para acompanhar os atendimentos e fluxos durante todo plantão.

Desde o mês de dezembro de 2022, a unidade conta com 03 médicos plantonistas, sendo 02 para atendimento das triagens da enfermagem, chamada porta aberta, e um médico que fica responsável pelo atendimento de urgências encaminhadas pelo SAMU e acompanhamento de pacientes em observação e internados.

A escala de 03 médicos foi uma solicitação desta diretoria e prontamente atendida pela gestão Nilo coelho e secretário interino de saúde na ocasião, Col. Lira, exatamente para diminuir filas de espera e dar mais agilidade aos atendimentos.
No dia 10/01/2023, os últimos pacientes triados pela enfermagem do plantão 07:00/19:00, foram às 18:36, 02 pacientes, atendidos prontamente pela médica plantonista após triagem.

Próximos pacientes que foram triados foi no horário de 21:07, 03 pacientes, atendidos pelos médicos logo após triagem. Entendendo que alguns plantões podem ser mais tumultuados, devido casos graves, os pacientes poderão aguardar mais tempo para atendimento, este vídeo pode ter sido de algum deste dia, não condizendo com a realidade dos últimos dias da unidade, pois, foram checados todos atendimentos dos últimos 30 dias e nenhum momento houve espera ou pacientes deixaram de ser atendidos por este tempo.

Nos colocamos à disposição da população e imprensa sempre que necessário, mas, rachássemos qualquer informação inverídica que busque manchar a imagem da instituição ou acusar profissionais de forma leviana.
Agradeço o espaço.

Marcelo Kumaira – Diretor médico UPA / Guanambi

Deixe seu comentário