Desfile Cívico homenageia centenário do Distrito de Canabrava

O desfile em homenagem aos 100 anos de Canabrava, foi acompanhado de alunos das escolas da rede pública e da fanfarra, além da população.

José Pimentel, Manoel Gurujá e sala de aula. Foto: Neide Martins
José Pimentel, Manoel Gurujá e sala de aula. Foto: Neide Martins

MALHADA — Cem anos de muita história e cultura que foram compartilhados com o povo canabravense na tarde de sexta-feira (27), no Distrito de Canabrava, o mais longevo da cidade de Malhada.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O desfile teve como tema Canabrava: 100 anos de lutas, história, sonhos e realizações, reuniu diversas gerações pelas principais ruas do distrito, contando um pouco da história e homenageado cada um que ajudou na construção de Canabrava.

Desfile de Canabrava Foto: Neide Martins

O desfile foi acompanhado de alunos das escolas da rede pública e da fanfarra, além da população. “É um orgulho ver nosso povo nas ruas comemorando essa data, reverenciando nossa cultura e escrevendo mais um capítulo da história do município para as futuras gerações”, disse José Pimentel.

Medicina Foto: Neide Martins

O então vilarejo surgiu em 3 de outubro de 1923 com a chegada dos seus primeiros moradores, os riachenses Filintro Gonçalves de Oliveira, Jacinto Francisco de Oliveira e Salustriano Alves de Oliveira, no século XX, conforme relato de pessoas mais velhas.

Conforme informação da Memória Coletiva da Origem de Canabrava-Monografia, eles migraram da comunidade de Solidão, em Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia. A comitiva era comandada por Filintro.

Deixe seu comentário