Deputada Ivana Bastos desiste de candidatura à presidência da AL-BA e declara apoio a Adolfo Menezes

Bastos anunciou a renúncia na terça-feira (22), inclusive informou que deve disputar a primeira vice-presidência da Casa.

Ivana e Adolfo. Foto: Divulgação
Ivana e Adolfo. Foto: Divulgação

SALVADOR — A deputada estadual Ivana Bastou (PSD) recuou da candidatura à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para apoiar a reeleição de Adolfo Menezes (PSD), que irá concorrer à reeleição.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Bastos anunciou a renúncia na terça-feira (22), inclusive informou que deve disputar a primeira vice-presidência da Casa, em fevereiro de 2025. “Eu tinha colocado meu nome à disposição. Mas, sendo Adolfo candidato, eu não serei candidata e voto nele, colocando meu nome para a primeira vice-presidência”, disse Ivana.

 Ela afirmou que não tem motivo para não apoiá-lo, pois ele é do seu partido e sempre foi correto e leal. “Tem sido um bom presidente para a Casa. Apoio-o tranquilamente e sem nenhum constrangimento”, afirmou Ivana.

Favorito para se manter no posto, Adolfo pode ter a reeleição barrada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que limita a recondução de presidente de assembleia legislativa em uma mesma legislatura.

Uma maior intensidade na disputa pela primeira vice-presidência se deve à vantagem que o presidente “provisório” potencialmente se torna o favorito para se manter no cargo para finalizar o biênio.

Adolfo ainda não se coloca abertamente como candidato à reeleição, mas também já recebeu os apoios dos deputados Ricardo Rodrigues (PSD), Raimundinho da JR (PL) e Zó do Sertão (PCdoB). Na segunda-feira (21), a deputada Cláudia Oliveira (PSD) também declarou aval à recondução do atual presidente. 

Na semana passada, os deputados Roberto Carlos (PV), Fabíola Mansur (PSB), Cafu Barreto (PSD) e Marquinho Viana (PV) também referendaram apoio à reeleição de Adolfo. Essas declarações devem se intensificar nos próximos dias, uma vez que há um quase um consenso na Assembleia em torno do nome do deputado do PSD.

 Em eventual reeleição anulada de Adolfo, quem assume a presidência é o primeiro-vice-presidente. Depois disso, o presidente em exercício convoca novas eleições, normalmente, em até 30 dias.

Deixe seu comentário