Coligação pede impugnação das candidaturas dos candidatos Léo do Luana e Chica do PT em Carinhanha
O pedido de impugnação das candidaturas foi feito pela coligação “A FORÇA DO TRABALHO JUNTO COM O POVO”, conforme informação da Justiça Eleitoral.
CARINHANHA – A coligação “A FORÇA DO TRABALHO JUNTO COM O POVO” apresentou à Justiça Eleitoral os pedidos de impugnação dos candidatos a prefeito de Carinhanha, Adilhermilson Soares Cardoso, Léo do Luana (PP), e Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT).
A alegada inelegibilidade decorreria pelo fato do candidato ter transportado para siderúrgicas mineiras, além das cargas ante as, o volume de 3830 MDC de carvão vegetal, fazendo uso de guias ideologicamente falsas.
Léo do Luana não teria anexado todos os documentos imprescindíveis para o deferimento de seu registro, tais como, certidão criminal de 1º grau emitida pela Justiça Federal deve corresponder à circunscrição na qual o candidato tenha domicílio eleitoral.
Em relação à candidata Chica do PT, ela teria exercido o comando do Poder Executivo durante o mandato de 2009-2012, período no qual cometeu ato doloso de improbidade administrativa com a contratação temporária de médico sem o necessário e prévio concurso público e efetuando o pagamento mensal de quantia exorbitante.
De acordo com a coligação ainda, Chica do PT ainda teria celebrado com o Ministério do Turismo um convênio, que teve inicialmente as contas reprovadas no valor de R$ 157.000,00. Tal reprovação trouxe prejuízos incalculáveis.
Diante do apresentado pela coligação, o juiz julgará os pedidos de registro podendo ser indeferido nos termos da lei, correndo o risco de não disputar as eleições no pleito de 15 de novembro.
Outro lado
Procurado, Léo do Luana disse que nunca esteve tão tranquilo em relação ao pedido de impugnação.
Chica do PT não foi localizada para comentar o pedido, no entanto, o espaço fica aberto para os devidos esclarecimentos.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que a candidatura à reeleição do prefeito de Carinhanha, Geraldo Pereira Costa, Piau (PDT), seja impugnada.
Dos quatro postulantes ao cargo de prefeito de Carinhanha, Apenas Vilson Correia não teve pedido de impugnação da candidatura.