Chica do PT edita decreto fechando o Pontal e com medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 em Carinhanha
Bares, restaurantes e outros comércios considerados essenciais poderão funcionar até as 22h, no sistema delivery, inclusive nos finais de semana.
Um decreto com medidas mais rigorosas para frear o avanço do novo coronavírus (Covid-19) foi pela prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT). O Decreto de nº 054 de 19 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na edição de sexta-feira (19).
No novo decreto permanecem suspensas atividades escolares, cursos de capacitação, na rede pública e privada, bem como nos ensinos fundamental, médio e universitário, até dia 8 de março. Em caso de descumprimento o alvará de funcionamento será cassado.
Diferente do decreto anterior que autorizava o funcionamento das igrejas, o novo decreto disciplina que as instituições religiosas, poderão escolher três dias durante a semana para promover liturgias presenciais, no entanto, como redução de 50% da capacidade das 18h às 19h, enquanto nos demais horários os religiosos poderão usar a internet para evangelizar.
De acordo com o decreto, o comércio não essencial poderá funcionar de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h. Bares, restaurantes e outros comércios considerados essenciais poderão funcionar até as 22h, no sistema delivery, inclusive nos finais de semana.
Ainda de acordo com o decreto, o Balneário Pontal estará aberto de segunda a sexta, mas será fechado no sábado e domingo, bem como os bares do balneário. A secretária montou uma equipe exclusiva para fiscalizar o cumprimento do decreto.
Em conversa com o Portal Folha do Vale, Fabrício Barreto afirmou que o decreto segue alinhado com o toque de recolher decretado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT).