Chica do PT é eleita 2ª Vice-Presidente da Associação Brasileira de Municípios

A prefeita Chica do PT destacou a importância da representatividade na entidade,principalmente tendo uma mulher do interior da Bahia.

C

A

CARINHANHA – A Associação Brasileira de Municípios (ABM) realizou sua Assembleia Geral nesta terça-feira (25), em Brasília, reunindo gestores municipais e parlamentares de diversas regiões do Brasil para debater o fortalecimento dos municípios e a construção de políticas públicas mais eficazes e a formação da nova diretoria.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Durante o evento, Chica do PT, prefeita de Carinhanha-BA, foi eleita como 2ª Vice-Presidente da entidade, ampliando sua atuação na defesa dos interesses das cidades e reafirmando seu compromisso com políticas públicas estruturantes. Prefeita de Carinhanha pelo quarto mandato e ex-suplente de deputado estadual, Chica destacou a importância da representatividade na entidade:

“Ter uma mulher negra, defensora dos pequenos municípios e de uma cidade com 30 mil habitantes, ocupando esse espaço, é a prova de que estamos fazendo a diferença. Enquanto eu tiver voz, seguirei lutando por políticas públicas estruturantes.”

Na ocasião, o prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), tomou posse como novo presidente da ABM, reforçando seu compromisso em ampliar o diálogo entre os municípios e o governo federal. Ao seu lado na diretoria, Zeca Pataxó assume como 1º Vice-Presidente, fortalecendo a representatividade dos povos indígenas na entidade.

Fundada em 1946, a ABM desempenha um papel essencial na promoção de políticas voltadas para cidades pequenas e médias, com iniciativas como tarifa zero no transporte público, moedas sociais e incentivo à agricultura familiar.

Além da posse da nova diretoria, a entidade anunciou a realização de seminários regionais ao longo de 2025, voltados à escuta das demandas locais e à construção de propostas integradas para o fortalecimento dos municípios. Também foi apresentado o planejamento para a comemoração dos 80 anos da ABM em 2026.

O evento reafirmou a importância da união entre os gestores municipais para garantir avanços estruturantes, novos investimentos e a implementação de políticas públicas que atendam às reais necessidades da população. Com essa nova composição da diretoria, a ABM se consolida ainda mais como um espaço estratégico para o desenvolvimento do municipalismo no Brasil.

Deixe seu comentário