CESP está passando por processo de reforma e reestruturação
Durante o período de reforma, essas famílias estão sendo remanejadas para outras unidades, em articulação com os Agentes Comunitários.
CARINHANHA — A Prefeitura de Carinhanha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta segunda-feira (10) que o Centro de Especialidades de Saúde Pública de Carinhanha (CESP) está passando por um processo de reforma e reestruturação.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosânia Rabelo, a unidade anteriormente atendia moradores da zona rural que ainda não dispõem de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Durante o período de reforma, essas famílias estão sendo remanejadas para outras unidades, em articulação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de cada localidade. Além disso, duas equipes volantes darão apoio aos atendimentos nas comunidades, com dias e horários que serão divulgados posteriormente.
“A expectativa é que, até o final da gestão, todas as regiões já estejam cobertas com suas UBS. Uma avanço na saude primária para toda comunidade˜, enfatizou Rosania.
A secretária reforçou ainda que, caso exista alguma área sem cobertura de ACS, os moradores devem procurar a Secretaria de Saúde para realizar o cadastro e regularização do atendimento.
Rosânia destacou também que as tratativas para a implantação de uma Unidade Básica de Saúde na comunidade do Marrequeiro já estão avançadas, e que, em breve, a UBS do Angico (Mini Hospital) será entregue à população, ampliando a rede de assistência na região.
Atualmente, o Hospital Municipal de Carinhanha segue atendendo tanto casos de urgência quanto demandas de atenção primária à saúde. No entanto, a secretária informou que está em curso um processo de reorganização desses atendimentos.
A orientação é que a população procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, já que todas as UBS do município contam com médico atuando em regime de 40 horas semanais, de segunda-feira a sexta-feira.