CDS-Alto Sertão se reúne para discutir implantação do SIM em Malhada
O objetivo da reunião foi debater a implantação do SIM nos municípios consorciados, principalmente em Malhada.
MALHADA – Na última sexta-feira (20), representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão – CDS-Alto Sertão, se reuniram com secretários de agricultaras de 17 municípios em Caetité.
O objetivo foi debater a implantação do SIM – Serviço de Inspeção dos Produtos de Origem Animal nos municípios de abrangência do consócio, que ainda não possuem o serviço.
Os representantes do consórcio vêm percorrendo os municípios e orientado acerca da instalação do SIM, levando as informações sobre a lei, a regulamentação e conscientizando os gestores municipais da importância da segurança alimentar da população.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Malhada, José Castor Castro de Abreu (Zé Castor), desde 2020 que os vereda ores aprovaram a Lei Nº 377 de 26 de agosto, dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e dá outras providências.
Ainda de acordo com Zé Castor, a partir do consórcio poderia ser posposto que, entre os municípios integrantes, o trânsito dos alimentos seja livre, já que os mesmos terão a mesma inspeção.
Com essa iniciativa, o pequeno produtor garante um produto saudável, promove o fortalecimento da economia e o aumento da geração de renda para os pequenos produtores e também abre mercado para a agroindústria familiar.