Carinhanha não elege nenhuma mulher à Câmara de Vereadores
O resultado reacende o debate sobre a representatividade feminina na política local, evidenciando o desequilíbrio de gênero nos espaços.
CARINHANHA — Nas eleições municipais de 2024, Carinhanha não conseguiu eleger nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores. O resultado reacende o debate sobre a representatividade feminina na política local e nacional, evidenciando o desequilíbrio de gênero nos espaços de poder.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Desde 2016, o município elege mulheres. Mesmo com a reeleição da atual prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), mulheres não alcançaram o cargo. Nenhuma das postulantes ao cargo conquistou uma cadeira na Câmara Municipal.
Conforme um cientista político, não ter uma representante feminina no legislativo é muito ruim. “Uma cidade com uma mulher eleita no Executivo teria possibilidade de eleger representante na Câmara, mas isso não aconteceu”, comentou.