Carinhanha é mesmo na região Oeste da Bahia?
Diante do questionamento, a reportagem levou a demanda para o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, fonte oficial do Brasil.
CARINHANHA — A reportagem da Folha do Vale foi questionada diversas vezes porque Carinhanha é incluída na região sudoeste da Bahia, se ela integra a região Oeste do Estado. Diante dos questionamentos, a reportagem levou a demanda para o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, fonte oficial do Brasil.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Em resposta, o órgão informou que uma cidade é incluída em uma região por diversos motivos geográficos, históricos, culturais e administrativos. O órgão explica que essa questão é administrativa, inclusive o estado não considera Carinhanha na região Oeste.

Conforme o IBGE, o estado, por exemplo, desde 2011 definiu as macrorregiões por meio do Decreto Nº 7.508, de 28 de junho daquele ano, que extinguiu as Dires e em seu lugar, foram criados os Núcleos Regionais de Saúde – NRS.
A região Oeste é composta por 36 municípios, com uma 975.021 habitantes. Nessa divisão, o Estado considera o Oeste a partir das cidades de Serra do Ramalho e Cocos.
Feira da Mata integra também a região sudoeste da Bahia. Carinhanha aparece no mapa de divisão da Sesab, assim como Feira da Mata. Essa região totaliza 74 municípios, com uma população de 1.828.341 habitantes.