Carinhanha continua produzindo carvão mesmo com recomendação do MPF

Há duas semanas a reportagem do portal Folha do Vale flagrou na BR-030, no trecho Carinhanha Juvenília, alguns caminhões carregados de carvão

Mesmo com uma recomendação emitida pelo Ministério Público Federal (MPF) endereçada ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ao Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) ,para fiscalizar  as atividades de carvoejamento – produção de carvão continua acontecendo no município de Carinhanha, no Oeste da Bahia.

Há duas semanas a reportagem do portal Folha do Vale flagrou na BR-030, no trecho Carinhanha Juvenília, alguns caminhões carregados de carvão. Segundo alguns motoristas, Carinhanha nunca deixou de produzir carvão. “Reduziu a quantidade, mas nunca parou”, afirma um motorista.

De acordo o MPF, o monitoramento deveria ser feito, com imagens de satélite georreferenciadas, das áreas autorizadas para atividade de carvoejamento e supressão de vegetação; fiscalizações semestrais do transporte de carvão e demais produtos e subprodutos de origem florestal; fiscalização, por amostragem, com periodicidade semestral, das emissões de Documento de Origem Florestal (DOF) na região; e a realização de atividades de educação ambiental com enfoque no desmatamento e produção ilegal de carvão.

Conforme apurou o portal, dois anos após essa determinação pouca coisa foi feita pelos órgãos. “Não existe fiscalização na zona rural de Carinhanha. Eu nunca parei de produzir”, completa um produtor.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário