Carinhanha continua produzindo carvão mesmo com recomendação do MPF
Há duas semanas a reportagem do portal Folha do Vale flagrou na BR-030, no trecho Carinhanha Juvenília, alguns caminhões carregados de carvão
Mesmo com uma recomendação emitida pelo Ministério Público Federal (MPF) endereçada ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ao Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) ,para fiscalizar as atividades de carvoejamento – produção de carvão continua acontecendo no município de Carinhanha, no Oeste da Bahia.
Há duas semanas a reportagem do portal Folha do Vale flagrou na BR-030, no trecho Carinhanha Juvenília, alguns caminhões carregados de carvão. Segundo alguns motoristas, Carinhanha nunca deixou de produzir carvão. “Reduziu a quantidade, mas nunca parou”, afirma um motorista.
De acordo o MPF, o monitoramento deveria ser feito, com imagens de satélite georreferenciadas, das áreas autorizadas para atividade de carvoejamento e supressão de vegetação; fiscalizações semestrais do transporte de carvão e demais produtos e subprodutos de origem florestal; fiscalização, por amostragem, com periodicidade semestral, das emissões de Documento de Origem Florestal (DOF) na região; e a realização de atividades de educação ambiental com enfoque no desmatamento e produção ilegal de carvão.
Conforme apurou o portal, dois anos após essa determinação pouca coisa foi feita pelos órgãos. “Não existe fiscalização na zona rural de Carinhanha. Eu nunca parei de produzir”, completa um produtor.
- Caminhão
- Caminhão
Redação www folhadovale.net

