Carinhanha completa 116 anos neste domingo (17)

Os rios São Francisco e Carinhanha, além de serem fontes de vida da região, moldam a paisagem e o cotidiano do povo ribeirinho.

CARINHANHA — O surgimento da cidade de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, em 1744, desempenhou um papel importante durante a colonização do Brasil, sendo um ponto de passagem estratégico nas rotas comerciais fluviais do Velho Chico.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Os rios São Francisco e Carinhanha, além de serem fontes de vida da região, moldam a paisagem e o cotidiano do povo ribeirinho. Em 1832, através do Decreto de 20 de abril desse mesmo ano, o “julgado” de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do Rio São Francisco, foi elevado à categoria de vila, sendo criado também o município, com território desanexado do território de Barra do Rio Grande.

A administração municipal foi inaugurada a 22 de maio de 1834. Sua sede recebeu foros de cidade pela Lei Estadual nº 762, de 17 de agosto de 1909. Neste domingo (17), Carinhanha completa 117 anos de emancipação política.

O historiador Honorato Ribeiro, conhecido como Zé de Patrício, narra que os primeiros habitantes da cidade foram os índios caiapós, que tinham aldeia localizada nas terras onde hoje se encontra a cidade.

Ele citou, na época da entrevista, que o bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas, na Guerra dos Emboabas. Em busca do rio das Velhas, Manuel atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e, indo para o sul, atravessou o mesmo na confluência com o rio Carinhanha ou Carunhenha, onde encontrou um aldeamento de índios caiapó, resultando numa luta sangrenta e fracasso dos índios.

 Segundo o historiador, o nome de Carinhanha é derivado de uma índia de nome Nhanha com a junção de um peixe, carí, dando assim o nome então de Carinhanha.

Crescimento econômico


Apesar da grande diferença entre ricos e pobres, a renda da cidade era direcionada ao algodão e, posteriormente, à exploração do carvão. Hoje, além da pesca e hortifrute, o município tem comércio pujante que sustenta a economia.

Atualmente, com pouco mais de 30 mil habitantes, a metade da população de Carinhanha se encontra na zona rural, com maior concentração nas comunidades de Marrequeiro, Agrovila 15, Agrovila 16, Agrovila 23, Feirinha Vila São João, Barra do Parateca, Feirinha de Santa Luzia, Vila São José, Barrinha, Angico, Estreito Capinão.

As atividades deste domingo terão início às 8h, no Estádio Luiz Pinto Menezes, com a cerimônia de abertura do Campeonato Municipal de Futebol. A programação esportiva inclui uma partida feminina, o lançamento do jogo dos veteranos e os confrontos iniciais da competição oficial, promovendo o incentivo ao esporte e à integração comunitária.

Deixe seu comentário