Candidaturas de candidatos a prefeito de Carinhanha aguardam julgamento
Dos seis candidatos que concorrerão ao pleito de 6 de outubro em Carinhanha, todos aguardam julgamento da 125ª da Zona Eleitoral.
CARINHANHA — O juiz da 125ª Zona Eleitoral de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, Arthur Antunes Amaro Neves, não deferiu nenhum registro de candidatura até a amanhã desta quinta-feira (29). Dos seis candidatos que concorrerão ao pleito de 6 de outubro, todos aguardam julgamento.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Os nomes dos candidatos Edmilson Bispo dos Santos, Biga (PDT), Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), Wallysson Viana Silva (PL), Adilhermilson Soares Cardoso, Léo do Luana (Avante), Naiara Dias da Silva (Solidariedade) e Geraldo Pereira Costa, Piau (MDB), estão em análises conforme consta no site Divulgacandcontas.
A Justiça Eleitoral já deu início à fase de análise dos pedidos apresentados, que será feita por Arthur Antunes Amaro Neves. O dia 16 de setembro é o prazo máximo para que todos os pedidos de registro – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – sejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.
Substituições
Segundo o artigo 69 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.609/2019, é facultado ao partido político, à federação ou à coligação substituir candidata ou candidato que tiver seu registro indeferido, cancelado ou cassado ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro.
A escolha de substituta ou substituto deve ser feita na forma estabelecida no estatuto do partido ou da federação a que pertencer a candidatura substituída, devendo o pedido de registro ser requerido em até dez dias contados do fato, inclusive da anulação de convenção, ou da notificação do partido ou da federação da decisão judicial que deu origem à substituição.