Candidatos da GCM de Carinhanha realizam blitz educativa em fase prática de formação
A ação contou ainda com o apoio da PM, sob o comando do 4º Pelotão da 38ª CIPM, Tenente Fagner, com a participação de duas viaturas.

CARINHANHA — Os candidatos aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, participaram, na quarta-feira (1º), de uma aula prática nas ruas da cidade, que marca a continuidade da terceira fase do curso de formação.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Essa etapa é essencial para a posse dos futuros agentes, avaliados por meio de provas teóricas e práticas. A aprovação, com bom desempenho, é requisito indispensável para a nomeação no cargo.
O curso de formação, ministrado pelo Instituto INEP Brasil, terá duração de 60 dias e seguirá até meados de novembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
A diretora do Departamento de Guarda Municipal, Poliana Brito, afirmou que o compromisso da gestão é oferecer uma formação sólida, baseada no respeito aos direitos humanos, na disciplina e na defesa da cidadania.
“Após a conclusão e posse, os novos guardas irão selar um pacto com o município, dedicando suas vidas à proteção da população e da cidade. E hoje eles estão aqui nas ruas, aprendendo na prática uma abordagem correta e que respeita a população”, destacou a diretora.
O concurso disponibilizou vagas para ambos os sexos, com a seguinte divisão: 14 vagas masculinas, 1 para pessoa com deficiência (PCD), 4 de cadastro reserva masculino, 5 vagas femininas e 2 de cadastro reserva feminino.
A etapa prática já está nas ruas da cidade. Após um encontro expositivo em frente ao Pau do Fuxico, na Praça da Matriz, os candidatos realizaram uma blitz educativa na Avenida Santo Antônio, em frente à Praça do Cemitério.
A atividade reuniu 28 candidatos da Guarda Municipal, acompanhados da diretora Poliana Brito e do instrutor Santana, do INEP Brasil.
A ação contou ainda com o apoio da Polícia Militar, sob o comando do 4º Pelotão da 38ª CIPM, Tenente Fagner, com a participação de duas viaturas e dos policiais Daniel Lira, João Ítalo, Aloísio Dourado e do sargento Orlando.
Durante a blitz, motoristas foram orientados sobre normas básicas de trânsito e lembrados da importância do uso de dispositivos de segurança, como capacete e cinto, atitudes muitas vezes negligenciadas em Carinhanha.
Com essa experiência, os futuros guardas iniciam sua vivência prática no cuidado com a população, reforçando a missão de promover segurança e cidadania no município.