Caculé: adolescente dá à luz em banheiro de Unidade Básica de Saúde e bebê morre
“Infelizmente um bebê tão prematuro dificilmente sobreviveria nascendo nessas condições. Teria que está em um hospital com UTI para ter chances”, disse Thais.

Uma adolescente de 15 anos deu à luz em um banheiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado de Várzea Grande, município de Caculé, região Sudoeste da Bahia, na manhã de segunda-feira, 17 de dezembro. O recém-nascido morreu logo após o parto.
Conforme informações, a gravida chegou à UBS queixando fortes dores, foi atendida e posteriormente a unidade providenciou a transferência dela para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Caculé. De acordo familiares, a ambulância da UBS de Várzea Grande não estava no local e foi preciso acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que se deslocou de Caculé para o povoado.
Antes que a equipe do SAMU chegasse ao local, a gestante foi ao banheiro é lá entrou em trabalho de parto e o bebê nasceu. Conforme informações do Informe Cidade, a gestação estava no 5º mês. A criança, uma menina, nasceu com 400g e 32cm. Mãe e filha foram atendidas pelos profissionais do SAMU, mas a recém-nascido não resistiu e morreu horas depois.
O site tentou contato com o secretário de Saúde, Ricardo Alves Silva e Silva, mas ele preferiu não comentar sobre o acorrido. A enfermeira da unidade, Thais Sousa, disse que a gestante vinha fazendo o acompanhamento com o pré-natal. “Infelizmente um bebê tão prematuro dificilmente sobreviveria nascendo nessas condições. Teria que está em um hospital com UTI para ter chances”, disse Thais.
Por Mateus Souza-Portal Folha do Vale