Cachorros de rua atacam idoso em Palmas de Monte Alto
Os cachorros atacaram o idoso na manhã de domingo (26), enquanto transitava na região do Centro de Abastecimento.
PALMAS DE MONTE ALTO – Na manhã do último domingo (25), um idoso foi atacado por cachorros em Palmas de Monte Alto, no Sudoeste da Bahia. O ataque ocorreu no Centro de Abastecimento, localizado na Praça do Mercado. Apesar do susto o idoso está bem.
De acordo os moradores da cidade, o número de cachorros e gatos aumentou nas ruas nesse período de pandemia, bem como o ataque as pessoas que transitam nos comércios da região central de Palmas de Monte Alto.
Ao Portal Folha do Vale, em atenção ao pedido de apelo dos motealtenses procurou a Secretaria Municipal de Saúde para saber do Secretário Marcos Túlio Laranjeira da Rocha, mais conhecido como Tito, quais medidas serão adotadas para resolver o problema.
Segundo o secretário da pasta a Prefeitura não pode realizar o recolhimento de animais, devido a falta de estrutura de canil na cidade. “O que estamos tentando fazer é um canil com a sala de cirurgia para fazer a castração dos animais”, declarou.
De acordo Tito, os cachorros não são considerados de ruas, pois apresentam características de cachorros domesticados. Se você observar bem verá que são os donos que estão soltando nas ruas. Pode analisar a sua estrutura corporal”, pontuou.
O secretário enfatizou que a gestão executiva não possui condições de construir um criatório de animais. Como forma paliativa de resolver o problema, a Prefeitura irá construir um canil de castração. A medida servirá para diminuir o nascimento de filhotes.
Na ocasião, Tito pediu para que a população não abandone os animais de estimação na rua. A prática de violência, abandono e maus tratos de animais domésticos é considerado crime. Caso seja o ato ilegal seja comprovado, o praticante poderá pagar pena de 2 a 5 anos de prisão.