Anel ao redor do Sol é fotografado em Coribe
Já os meteorologistas explicam que uma forma de predição folclórica de chuva pesada, mas nem sempre funciona dessa maneira.
Internautas fotografaram nesta sexta-feira (13), no município de Coribe, no oeste da Bahia, um “anel em torno do Sol”. O fenômeno chamou atenção de gente que não conseguiam entender.
De acordo com uma reportagem da ABC News, esse mesmo fenômeno foi registrado no dia 14 de maio, em Nova York, Estados Unidos. Segundo a reportagem, o anel é um halo formado por um fenômeno físico de refração, também conhecido como halo solar. O halo é formado por pequenos cristais de gelo contidos em nuvens cirrostratus. A luz do Sol se refrataria nos cristais de gelo num ângulo de 22 graus criando o fenômeno óptico.
Esses halos também podem se formar ao redor da Lua ou em torno de luzes artificiais muito brilhantes em clima frio. “O fenômeno é uma boa indicação de que a umidade está descendo para altitudes menores, onde é provável que assuma a forma de precipitação. Um halo é um indicador mais confiável de tempestades nos meses mais quentes do que durante os meses de inverno”, diz a NOAA em seu website.
Já os meteorologistas explicam que uma forma de predição folclórica de chuva pesada, mas nem sempre funciona dessa maneira.
Redação www folhadovale.net