Ambientalistas acusam subsecretário de educação de Guanambi de autorizar aterro de lagoa para beneficiar empresários

Os beneficiados, segundo os ambientalistas denunciaram, são vários empresários locais de alto poder aquisitivo na cidade.

Vereador Fausto e o local de aterro.
Vereador Fausto e o local de aterro.

GUANAMBI – Dois conhecidos ambientalistas da cidade de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, procuraram a reportagem da Folha do Vale para fazer uma grave denúncia. Eles denunciam o vereador eleito e atual subsecretário de Educação, Fausto Azevedo de autorizar empresários a aterrar uma lagoa urbana, localizada na BR-030, na saída para Palmas de Monte Alto.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Em 2013, o aterro da lagoa foi denunciado pelo ex-vereador Latinha, inclusivo publicamos a reportagem. Após repercussão da reportagem, os órgãos ambientais da época impediram o aterramento da mesma lagoa.

Lagoa sendo aterrada

“O subsecretário, que também foi vereador eleito, estaria usando o poder político para se reunir e dar aval à prática de um crime ambiental e desautorizou a secretaria de Meio Ambiente a tomar qualquer providência para impedir o aterro, tanto que nada foi feito, os próprios servidores revoltados nos procuraram e confirmaram tudo”, afirmam.

Em denúncia que será formalizada ao Ministério Público Ambiental nos próximos dias, a que nossa reportagem teve acesso, estão anexadas fotos de máquinas ajudando a aterrar a área, em mais de 30 metros dentro da margem da lagoa, invadindo a lâmina d’água. Os beneficiados, segundo ainda os ambientalistas, são vários empresários locais de alto poder aquisitivo.

Na condição de anonimato, duas fontes da Prefeitura de Guanambi e uma da secretaria de Meio Ambiente confirmaram o teor das denúncias. Nossa reportagem também passou no local na manhã de terça (24) e flagrou caçambas de entulhos sendo despejadas nas margens da lagoa.

Nossa reportagem tentou contato com o subsecretário de Educação e vereador eleito Fausto Azevedo, mas não conseguimos retorno. O espaço fica aberto para a sua manifestação e será atualizado com a sua versão sobre os fatos.

Deixe seu comentário