Alunos recebem Certificações do Qualifica Bahia em Iuiú

“Espero que os alunos coloquem em prática o que aprenderam e usem isso para aumentar a renda familiar. A agricultura familiar vem crescendo muito e tendo muitos incentivos do governo do estado”. Tocado pelo sucesso das turmas, ele disponibilizou um box do mercado para que os alunos pudessem expor e comercializar seus produtos.

Foram 40 pessoas certificadas, sendo 20 alunos do curso de Cultivo de Produtos Orgânicos e 20 da turma de Culinária. A solenidade aconteceu na quarta feira (06/07), às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Estiveram presentes na composição da mesa o Prefeito Carlos Vagner Frota; a Secretária de Desenvolvimento Social, Isau Santana; Aldenor de Souza, Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais; os instrutores Ernandes Costa e José Alves; o aluno Marcos Sanaga; e Wilde Soares representando o IDSB. Além disso, o evento também contou com a presença do vereador Sebastião Pereira, a Secretária de Educação, Graça Guedes; funcionários de secretarias e do CRAS do município; e da Supervisora do Qualifica Bahia pelo IDSB, Márcia Soares. Para o Prefeito Carlos Vagner, o Qualifica Bahia foi uma grande oportunidade para quem participou: “Espero que os alunos coloquem em prática o que aprenderam e usem isso para aumentar a renda familiar. A agricultura familiar vem crescendo muito e tendo muitos incentivos do governo do estado”. Tocado pelo sucesso das turmas, ele disponibilizou um box do mercado para que os alunos pudessem expor e comercializar seus produtos.

O aluno Marcos Sanaga deu seu depoimento emocionado: “Sou agricultor há 5 anos, mas estava desacreditado. Depois do curso voltei a acreditar. Aprendi muitas coisas que eu não sabia, com professores e um grupo excelentes. Fico feliz de ver que muita gente da turma que ainda não tinha uma horta agora estão colocando em prática, devido ao incentivo do curso. Visitamos muitas comunidades que têm hortas orgânicas organizadas, e isso fez com que aumentasse ainda mais meu interesse em plantar, podemos ter renda a partir disso”.

A aluna Maria Lourdes também comentou: “Antes de começar o curso estava um pouco depressiva, então participar desse grupo foi pra mim uma renovação, me senti jovem de novo, forte. Vocês não imaginam a importância que isso teve na minha vida. Tenho uma associação e também estava desacreditada. Mas agora acho que pode dar certo e que posso encontrar pessoas para participar comigo e dar apoio. Esse certificado é uma vitória.”


EXPEDIENTE:
TEXTO: ASCOM IDSB
FOTOGRAFIA: MARCOS

Deixe seu comentário