Agricultores do Sudoeste preparam o solo para o plantio

O período ainda é de estiagem, há mais de sete meses não chove na região, mas para o agricultor, o contraste do verde das árvores do cerrado com o resto da vegetação seca.

Os agricultores do Vale do Iuiú  no Sudoeste da Bahia, já começam a preparar o solo para o plantio do algodão. O período ainda é de estiagem, há mais de sete meses não chove na região, mas para o agricultor, o contraste do verde das árvores do cerrado com o resto da vegetação seca, é sinal de que é hora de pensar na preparação do solo.

“Aqui eu já estou subsolando, para descompactar a terra. É um trabalho que eu faço a cada quatro anos. Então, todo ano eu faço em uma área diferente, faço um rodízio”, explica o agricultor Sérgio.

Por causa da boa produtividade na última safra, esse ano o agricultor Valdemar Lacerda vai destinar a maior área da fazenda para o algodão. Serão 500 hectares de lavoura. E depois de preparar a terra ele aposta agora nas condições favoráveis do clima para iniciar o plantio. “Já está na hora exata para gente deixar ponto porque a chuva está por vir”, diz o agricultor.

A produção de algodão no município de Malhada bateu recorde em 2011, de acordo com um levantamento feito por técnicos. A previsão foi 20 mil hectares de algodão plantados. O municipio vive um momento impar, sendo a região de Canabrava responsável por mais de 90% da produção do municipio.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário