Agricultora colhe batata-doce de quase 10 quilos em Itagimirim

A batata–doce gigante foi cultivada no quintal de casa e usando adubos naturais, conforme informação da agricultora.

Batata-doce é colhida em Itagimirim. Foto: Reprodução / TV Santa Cruz.

ITAGIMIRIM – Uma batata doce de quase 10 quilos foi colhida na zona rural do município de Itagimirim, na região do Sul da Bahia. A batata pesando de 9,8 kg foi colhida no quintal da residência de uma agricultora, no distrito União Baiana.

Conforme relatos de Maria do Socorro Rodrigues ao G1, a planta foi cultivada por mais de 90 dias e foram usados adubos naturais e sem fertilizantes. Ela contou que produze há cinco anos, mas nunca tinha colhida uma batata gigante.

“Já colhi batatas de até 2,5 kg. Mas essa é a primeira vez que eu vejo. Me surpreendi na hora que eu cavei e achei essa batata. Fiquei impressionada”, disse a agricultora Maria do Socorro Rodrigues.

De acordo com o companheiro de Maria, o agricultor João José dos Santos, foi ele quem levou a batata para pesar depois de colhida. “Desse tamanho eu também nunca tinha visto. Ela pesou 9,8 kg”, contou.

Em contato com a engenheira agrônoma Ana Carolina Souto, ela disse que as condições favoráveis do solo contribuíram para a batata alcançar esse tamanho. Ela explicou que a batata-doce normalmente costuma dar mais de um tubérculo, ou seja, mais de uma batata por planta.

Deixe seu comentário