Abapa recolhe embalagens de agrotóxicos em Malhada
Desde 2002, uma lei obriga os agricultores a devolverem as embalagens tríplice lavadas de agrotóxicos ao comércio.
ABAPA-Associação Baiana de Produtores de Algodão está realizando está semana no municipio de Malhada, no sudoeste da Bahia, uma campanha para recolher embalagens de agrotóxicos. Mesmo já usadas, elas representam perigo, por isso, é importante o agricultor a cada safra repetir o ritual para lavar as embalagens de agrotóxicos. A lavagem deve ser feita três vezes e, depois de eliminar os resíduos, é hora de inutilizar as embalagens.
Desde 2002, uma lei obriga os agricultores a devolverem as embalagens tríplice lavadas de agrotóxicos ao comércio, mas na região, essa campanha facilita essa tarefa: um caminhão percorre o interior do município para recolher os recipientes.
O programa é destinado aos produtores de algodão, mas as embalagens usadas em outras culturas também são recolhidas. Quem entrega os recipientes ganha recibos para serem apresentados aos órgãos de fiscalização ambiental, assim, é possível comprovar que a propriedade está livre de contaminação por resíduos químicos.
Os técnicos estarão pensando nas comunidades, de Reunidas, Riachão nesta segunda-feira, 26 de novembro. À tarde Lagoa do Coqueiro, Fundão e Assentamento Bela Vista.
Terça-feira, 27 de novembro, Assentamento Agrossol, à tarde Serra de Justino. Dia 28 quarta-feira, Serra de João Alves e Assentamento Reunidas, à tarde Canabrava.
Redação www folhadovale.net