Homem com distúrbios mentais é morto a tiros por policiais em Conde
O homem que não teve a identidade revelada foi morto na cidade de Conde, após não entregar uma faca para os policiais, os quais reagiram disparando pelo menos dez vezes contra ele.
Um homem com distúrbios mentais morreu após ser baleado por policiais militares nesta segunda-feira (30), em Conde, no Litoral Norte Baiano. Segundo informações do jornal Correio, testemunhas relataram que o homem, cujo nome não foi identificado, faleceu após ser levado ao Hospital Municipal. Em vídeos que circulam nas redes sociais, ele aparecia com uma faca do tipo peixeira e reagia a abordagem dos PMs. Segundo transeuntes, ele ameaçava numa praça do município.
De acordo com a reportagem, a assessoria da Polícia Militar confirmou o fato e indicou que a Corregedoria vai apurar a conduta dos policiais envolvidos na morte do homem.
Ainda segundo a publicação, moradores ouvidos pela reportagem apontam que o homem tinha aparentemente 40 anos e não morava em Conde, mas estava ameaçando pessoas que frequentavam a Praça Severino Viana, no Centro da cidade.
Em um dos momentos do vídeo, civis conduziam as negociações junto aos policiais para acalmar a situação. No registro principal, o homem aparece cercado, num campo aberto, por cinco policiais e um civil. São disparados tiros com arma não letal. Após os primeiros disparos, ele correu em direção aos policiais, que efetuaram tiros contra o homem, que foi ao chão. Ao todo, foram 10 tiros.
Segundo a PM, em nota, policiais militares da 51ª CIPM/Conde foram acionados por um morador que dizia que um homem portando uma arma branca, tipo peixeira, estava ameaçando moradores. A mesma pessoa que fez e denúncia informou que, na sexta-feira (27), o mesmo indivíduo havia invadido sua casa, e tentou matar ele, sua esposa e ainda uma outra pessoa, conforme registrado em boletim de ocorrência.
Conforme o comunicado, os policiais deram ordem para que o indivíduo soltasse a faca, quando ele teria ido em direção a um agente, o ferindo com a arma branca. Ainda de acordo com a Polícia, antes dos disparos, os policiais tentaram imobilizá-lo com meios não letais, como o gás espargidor e bala de borracha. Ainda assim, de acordo com a corporação, o homem continuou agressivo, o que motivou os tiros.
Os vídeos sobre o ocorrido serão anexados ao Inquérito Policial Militar (IPM). A ocorrência foi registrada na delegacia territorial do município do Conde.
Por Bahia Notícias