Prefeitura de Carinhanha intensifica ações para combater o calazar

É bom lembrar que apenas os bairros onde apresentam maior risco em relação à presença de mosquitos e que já tiveram casos confirmados em humanos, serão imunizados

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Carinhanha, através da secretária de Saúde, inicia nesta quarta-feira (17), ações para combater o surto de Leishmaniose Visceral (Calazar), no município. Nas ações que estão sendo desenvolvida pelo município inclui borrifação nos bairros onde já foram constatados casos da doença em humanos.

Segundo o secretário Alvacir Brito, a borrifação tem uma eficaz comprovada e assegura que todos os mosquitos sejam eliminados. Porém, é bom lembrar que apenas os bairros onde apresentam maior risco em relação à presença de mosquitos e que já tiveram casos confirmados em humanos, serão imunizados.

De acordo com Brito, uma equipe de Agentes de Endemias do município trabalha no controle de animais infectados, visitando todos os bairros. Conforme Alvacir foi realizado 660 testes rápidos, sendo 454 positivos para leishmaniose visceral.

Alvacir ressalta que o cão não é o vilão da história, mas também vítima. O secretário afirma que quem propaga a doença é o mosquito palha, que se prolifera em locais úmidos, com acúmulo de material orgânico e lixo. “A população tem papel importantíssimo no combate a esta doença. Vale salientar que o nosso município já registrou seis casos de calazar em humanos, sendo que uma pessoa morreu ( uma adolescente)”,disse ele.

Redação www folhadovael.net

Relembre o caso aqui:

Deixe seu comentário