Dia da Mulher, um dia lilás em Carinhanha

O evento foi organizado pelo Movimento de Mulheres de Carinhanha e pela Secretaria de Proteção Social de Carinhanha, com apoio total do Governo Municipal.

Uma mistura de sentimentos durante o “encontrão lilás”, como foi chamado o evento de hoje na Câmara de Vereadores. Foi possível perceber a alegria em cada rosto ali presente, muitos sorrisos, mas lágrimas foram vistas também quando foram lembradas as mulheres que perderam a vida, vítimas da violência doméstica. Muito mais do que flores e chocolates, hoje foi um dia de reflexão, de busca por direitos e comemoração das conquistas até aqui legitimadas.

 

A música no início do evento embalou os sonhos das muitas “Marias”, que se quer podem ser elas mesmas no dia a dia. Uma apresentação teatral pediu a liberdade feminina e mais direitos. Um vídeo que misturou bom humor e realidade foi exibido contando a história do Movimento de Mulheres e de como a mulher poder ser uma vencedora tendo uma vida sem violência. Na seqüência a ex-prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica) fez uma importante fala sobre o empoderamento feminino, uma necessidade na política e na sociedade.

 

Diversas autoridades presentes abrilhantaram o evento. O Prefeito Paulo da Yonara trouxe a sua mensagem contando das ações que a Prefeitura tem feito visando o bem estar e a garantia para que a mulher de Carinhanha não seja vítima da sociedade, mas autora e parceira da história de sucesso e desenvolvimento de Carinhanha, com direitos valorizados e respeitados.

 

As vereadores Iracema Lopes, Josina Moreira e os secretários municipais Ronaldo Cassiano e Delson José também estiveram presentes, bem como a Ouvidora Municipal Andréia Prazeres. Lideranças sociais de Malhada-Ba estiveram também prestigiando o evento.

 

Um evento que reuniu todos os segmentos da sociedade num dia de debates e comemorações: Movimento de Mulheres, Clube de Mães, Igrejas, Sindicatos, pescadoras, agricultoras, catadoras, mulheres bonitas por natureza, com charme único e com uma garra que só a mulher tem, juntas buscando mais direitos sem fugir dos seus deveres. Sem pedir favor, ou tratamento diferente, buscando apenas ser igual, numa sociedade desigual que trata a mulher como objeto, que desrespeita e tenta macular o que é feito para brilhar.

 

 A Mulher não deve ser objeto, nem feita de metal barato para não se subjugar e deixar-se ser explorada como algo banal, nem de ouro para se sentir mais importante que qualquer outro ser humano.

 

A mulher é feita de carne, osso e sentimentos. Mas com um coração de uma grandeza infinita, uma compreensão que só Deus explica. Um sorriso que traz paz a qualquer guerra, mas que também com um simples gesto faz um furacão acontecer.

 

 Por isso, mulheres e homens não devem competir, devem andar lado a lado, buscando objetivos comuns sem guerra, sem discórdia. Afinal, o que se quer é igualdade de direitos, não uma guerra. A melhor combinação entre homens e mulheres paz, amor, respeito e igualdade nos direitos e oportunidades.

O evento foi organizado pelo Movimento de Mulheres de Carinhanha e pela Secretaria de Proteção Social de Carinhanha, com apoio total do Governo Municipal.

Por:Assessoria

Deixe seu comentário