Fazendeiro grila terra pública no distrito de Pinga Fogo em Palmas de Monte Alto

O fazendeiro resolveu grilar uma área pública, que até 2015 pertencia ao povo pingafoguense.

Vale
Vale

Há quatro meses a equipe do portal Folha do Vale esteve no distrito de Pinga, Fogo, em Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, mostrando o comportamento nada democrático do fazendeiro guanambiense, Tonico de Zé Mineiro. O fazendeiro resolveu grilar uma área pública, que até 2015 pertencia ao povo pingafoguense.

A área grilada por Tonico é praticamente equivalente a meio campo de futebol, mas sempre pertenceu a união. O fazendeiro usou uma tática alegando que tem escritura da terra, porém não apresentou a secretaria de Meio Ambiente, que tratou o caso com desdém.

Em setembro de 2015, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edilson Pereira, citou ao portal que foi ao local e constatou a irregularidade com fotografias e notificou o fazendeiro, que garantiu apresentar a escritura da terra.

Quatro meses depois nossa equipe retornou ao local, onde o fazendeiro grilou as terras públicas e percebemos que nada aconteceu. A cerca continua no mesmo lugar mostrando a força do grileiro que mesmo sem escritura continua dono, enquanto o secretário mostrou o tamanho de sua competência à frente de uma pasta tão importante.

Em 12 de setembro, o portal Folha do Vale denunciou que Tonico se apossou de terras do reservatório público federal e, além de cortar e queimar algumas espécies vegetais nativas, que embora esteja sob responsabilidade da União, a Secretária de Meio Ambiente poderia ter  intercedido na área de preservação do entorno Barragem estando ameaçada.

O  IBAMA-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, orientou os moradores que procurassem a delegacia de polícia e registrasse um boletim de ocorrência, caso fique comprovado a negligencia o secretário pode responder criminalmente.

 

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário