Prefeitos do Alto Sertão discutem formação de Consórcio de Saúde em Carinhanha

“Sou do PT, votei em Rui Costa e Dilma, mas a verdade tende ser dita. Saúde não espera e essas policlínicas só daqui três anos, quando o povo já morreu”,disse

Prefeitos
Prefeitos

Na última sexta-feira, 8 de maio,o município de Carinhanha,no oeste da Bahia, recebeu 21 prefeitos,que discutiram a formação de um consórcio na área de saúde entre os pequenos municípios da região.O encontro dos chefes do Executivo, tratou especificamente da área de saúde.

Além dos prefeitos, Nelson Portela, coordenador dos Consócios da Bahia, o diretor do hospital Regional, Ariovaldo Boa Sorte e representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), participaram do evento.

Portela apresentou um slide, como modelos de policlínicas que segundo ele funcionam no estado do Ceará. Com um custo de 12 milhões de reais e 700 mil para seu custeio mensal. Portela afirmou que o estado construiria as mesmas, mas no prazo de dois ou três anos.

Durante a discussão, o prefeito de Malhada, Gimmy Everton Moraria Ramos, Dr.Gimmy (PT), citou que não está satisfeito com a saúde do seu município e da Bahia. “Sou do PT, votei em Rui Costa e Dilma, mas a verdade tende ser dita. Saúde não espera e essas policlínicas só daqui três anos, quando o povo já morreu”,disse Gimmy.

Em entrevista ao programa Em Cima do Rastro, Gimmy sugeriu que ao invés de construir policlínica, que aproveite o hospital de Caetité para o funcionamento dessa policlínica, que saúde não espera. O gestor ainda disse que falou o que nenhum dos prefeitos tinha a coragem de dizer. “Falei a verdade sobre a saúde, já que ali tinha representante do governo do Estado”, concluiu.

O prefeito de Carinhanha, Paulo Elísio Cotrim, Paulo da Yonara (PT), anfitrião do evento disse que concorda com o prefeito de Malhada. Precisamos resolver urgentemente o problema da saúde da nossa região, então saúde não espera. “A documentação de Carinhanha ta pronta para a adesão no consórcio, por isso, pedir a reunião aqui”, falou Paulo da Yonara.

Paulo da Yonara
Paulo da Yonara

Paulo disse estar muito confiante com esse consórcio e espera que ele resolva o problema da saúde regional, já que esse é o objetivo da formação do mesmo.

O prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar, Zé Barreira (PSB), disse que o hospital de Caetité está à disposição do consórcio, já que o hospital tem estrutura para abrigar quatro policlínicas. Barreira deixou o hospital do seu município à disposição do consórcio, caso tenha interesse.

Público
Público

Quase que por unanimidade, os gestores criticaram as dificuldades que pacientes desses municípios tem para internar seus pacientes no hospital Regional, em Guanambi. Para os gestores é inadmissível os pequenos municípios ficarem a mercê do Regional e muitas vezes morrem sem o atendimento necessário.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário