Malhada: Ministério reconhece situação de emergência

“Nossa cidade tem sofrido demais com a seca. A safra que era esperada para agora, em fevereiro, está praticamente perdida”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.

Malhada
Malhada

Uma portaria do Ministério da Integração Nacional reconheceu o município de Malhada, no sudoeste do estado, em estado de emergência. A cidade é a única do estado na relação publicada nesta terça-feira (10) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A lista contemplou outros oito municípios do país.

De acordo com um secretário de Agricultura do município, José Castor Castro, a situação de emergência é devido à estiagem que afeta o município há pelo menos três anos. “Nossa cidade tem sofrido demais com a seca. A safra que era esperada para agora, em fevereiro, está praticamente perdida”, disse em entrevista ao Bahia Notícias. Geralmente quando há reconhecimento de situação de emergência, a cidade passa a receber mais recursos, como forma de atenuar os prejuízos causados à população.

Os principais produtos produzidos em Malhada são o feijão e o milho. Uma das prioridades da prefeitura local é a continuidade do programa Bolsa Safra, que garante um seguro de R$ 850 (em quatro parcelas), além da operação pipa, com reforço de abastecimento de água, além da renegociação de dívidas. Na cidade, em torno de 1,5 mil trabalhadores rurais vivem da produção agrícola.

Por Francis Juliano

Deixe seu comentário