Nova fatura da Embasa começa a chegar às residências dos baianos
O QR Code para pagamento via PIX permanece na parte inferior da fatura, acompanhado de dados adicionais, como o CNPJ da Embasa.
SALVADOR — Desde o dia 1º de janeiro, a Embasa passou a emitir as faturas de água e/ou esgoto com novos elementos visuais. Agora, o documento também funciona como DANFe — Documento Auxiliar de Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Com a mudança, o cliente pode conferir, na parte superior da fatura, um QR Code que direciona para a nota fiscal do serviço prestado pela empresa, além de outras informações, como o site para consulta e a chave de acesso.
O QR Code para pagamento via PIX permanece na parte inferior da fatura, acompanhado de dados adicionais, como o CNPJ da Embasa e o banco recebedor (Citibank). As informações extras reforçam a segurança do consumidor contra possíveis golpes. Pela rapidez e praticidade, o PIX se consolidou como a principal forma de pagamento utilizada pelos clientes da Embasa em 2025.
O presidente da Embasa, Gildeone Almeida, destacou que a modernização da fatura atende à nova regulamentação da Reforma Tributária e proporciona mais transparência, segurança e praticidade aos baianos. “Ao reunir, em um único documento, a conta de água e/ou esgoto e o DANFe, a Embasa amplia o acesso às informações sobre o serviço prestado e reforça o comprometimento com a melhoria contínua da experiência do cliente”, afirmou.
Atenção aos dados atualizados
Para evitar divergências e a rejeição da nota fiscal, é fundamental que os clientes mantenham o cadastro atualizado junto à Embasa, especialmente em relação ao nome e CPF/CNPJ, conforme registrados na Receita Federal. A atualização pode ser feita no Atendimento Virtual, pelo link, ou em um dos pontos de atendimento presenciais.