Como empresas de Guanambi estão perdendo clientes por falhas no atendimento digital
Para os consumidores ouvidos, a comunicação rápida demonstra respeito pelo tempo do cliente, aumenta a confiança e gera satisfação.
GUANAMBI — O atendimento rápido e eficiente tornou-se um dos principais diferenciais competitivos para empresas de todos os setores. Porém, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, cresce também o número de queixas relacionadas à qualidade desse atendimento.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Hoje, o suporte online está presente no consultório médico, na loja de material de construção, na farmácia, na entrega de gás, no pedido da pizza e em diversos outros segmentos. Entretanto, muitos empresários têm perdido clientes não pela qualidade dos produtos ou serviços, mas por falhas simples na comunicação digital — especialmente a demora nas respostas.
Grande parte dos consumidores espera receber retorno imediato ou em poucos minutos ao solicitar informações, fazer reclamações ou buscar suporte. Quando a empresa demora, a frustração aumenta e o cliente tende a procurar alternativas que ofereçam mais agilidade e atenção.
Para os consumidores ouvidos pela reportagem, a comunicação rápida demonstra respeito pelo tempo do cliente, aumenta a confiança e gera satisfação — fatores essenciais para a fidelização. Marcelo Lima, de 22 anos, conta que levou quase 40 minutos para finalizar a compra de um medicamento devido à lentidão na troca de mensagens.
O problema, segundo o consumidor Adalton Freitas, é ainda mais evidente em empresas maiores. Em 2025, ele precisava de informações sobre horários de uma empresa de ônibus e só recebeu retorno após 72 horas. “Meu atendimento começou na quarta e só encerrou no sábado, no fim do expediente. Quando finalmente me responderam, eu já estava em São Paulo”, lamentou.
De acordo com os clientes, a solução passa pela automação inteligente do atendimento, já que, muitas vezes, quem responde às mensagens acumula outras funções no local de trabalho, gerando atrasos e sobrecarga.