Vigilância Epidemiológica de Malhada alerta sobre riscos do Aedes aegypti com chegada do período chuvoso

A Vigilância Epidemiológica de Malhada alerta sobre os riscos do Aedes aegypti com a chegada das chuvas na região.

MALHADA — A equipe da Vigilância Epidemiológica de Malhada gravou um vídeo educativo alertando a população sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti, especialmente com a chegada do período chuvoso.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

No vídeo, a equipe explicou que o mosquito é responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Eles reforçaram que qualquer acúmulo de água parada, mesmo em recipientes pequenos, pode se tornar local de reprodução do mosquito.

Os profissionais da saúde recomendaram à população a renovação dos cuidados de prevenção, como eliminar água de pratos de plantas, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular água.

Também orientaram sobre os sintomas da dengue, incluindo febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e manchas na pele, e alertaram para não se automedicar, buscando sempre atendimento médico.

A equipe também lembrou que existe vacina contra a dengue direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, reforçando a importância da imunização como medida de prevenção.

A Vigilância Epidemiológica reforça que o cuidado de cada morador é essencial para evitar a proliferação do mosquito e reduzir o risco de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Deixe seu comentário