PM realiza visitas nas casas de suspeitos de empinar motos e promover racha na zona rural de Malhada
A visita dos policiais por determinação do comandante da 38ª CIPM, Vidal, ocorreu na manhã de segunda-feira (24), em Serra de João Alves.

MALHADA — Policiais do 4º Pelotão da 38ª CIPM realizaram visitas nas casas dos pais de suspeitos de empinar motos e promoverem racha no povoado de Serra de João Alves, zona rural de Malhada, na região sudoeste da Bahia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A visita dos policiais por determinação do comandante da 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa, Major Osvaldo Vidal, ocorreu na manhã de segunda-feira (24), após uma reportagem do Portal Folha do Vale mostrar que os jovens transformam trechos da BR-342 em locais de racha.
Vidal informou que os policiais fizeram um trabalho pedagógico conversando com os pais dos suspeitos, com o objetivo de que parem com a prática, que é crime previsto no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades incluem detenção, multa e suspensão ou proibição da carteira de motorista.
No caso de menor, os pais serão responsabilizados. Determinei que os agentes conversassem e orientassem, mas, caso haja reincidência, iremos agir como determina a lei. “Ao invés de intensificar ações repressivas ou operações que possam colocar a vida desses jovens em risco, a Unidade optou por uma abordagem educativa, promovendo visitas orientadas e diálogo com familiares. A iniciativa busca inserir a própria família no processo de prevenção, fortalecendo vínculos e estimulando a responsabilidade compartilhada”, disse Vidal.
A ação da Polícia Militar foi aprovada pela comunidade, que inclusive solicitou que fizesse rondas com mais frequência para coibir a perturbação de sossego.
A Polícia Militar reafirma que o diálogo, a proximidade e a conscientização são instrumentos essenciais para tornar o trânsito mais seguro e construir uma comunidade mais participativa na segurança pública.