Codevasf realiza audiências públicas para debater o Estudo de Viabilidade do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu em Malhada e Iuiu
Nas reuniões, técnicos e especialistas esclareceram aspectos como os fundiários e o traçado preliminar dos canais.

MALHADA — A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta terça-feira (4) audiências públicas para debater o Estudo de Viabilidade do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu, nas cidades de Malhada e Iuiu, respectivamente na região sudoeste da Bahia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Pela manhã, o evento foi realizado no plenário Osvaldo Chapéu, na Câmara de Malhada, com a presença de produtores rurais, representantes de entidades públicas e privadas, lideranças locais e a comunidade em geral. No período da tarde, a equipe da Codevasf debateu o projeto na cidade de Iuiu.
A ideia dos encontros foi apresentar a fase em que se encontram os estudos técnicos, econômicos e ambientais da iniciativa, que representa um marco no crescimento agrícola e econômico da região. Além de garantir a transparência e a participação social nas etapas do projeto, fortalecendo o diálogo e a troca de ideias, as audiências públicas têm papel didático.
Nas reuniões, técnicos e especialistas esclareceram aspectos como os fundiários e o traçado preliminar dos canais. As premissas que guiarão a modelagem técnica, financeira e jurídica para viabilizar a implantação do empreendimento.
O Governo Federal lançou a licitação para estudos de viabilidade e modelagem de concessão do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú em 2023. A elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e da modelagem jurídica para a Parceria Público-Privada (PPP) é de responsabilidade da Codevasf.