Garimpo ilegal é fechado em Oliveira dos Brejinhos; explosivos de uso restrito são apreendidos

A ação ocorreu na última segunda-feira (25), entre 6h e 14h45, após denúncia anônima indicando a extração ilegal de minério na região.

OLIVEIRA DOS BREJINHOS – Uma operação da Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Lençóis, resultou na prisão em flagrante de um estrangeiro e na interdição de um garimpo clandestino em pleno funcionamento no povoado de Urucu, zona rural do município de Oliveira dos Brejinhos, no Oeste da Bahia.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A ação ocorreu na última segunda-feira (25), entre 6h e 14h45, após denúncia anônima indicando a extração ilegal de minério na região. No local, os policiais constataram a existência de uma estrutura montada para a exploração irregular de quartzo, sem qualquer tipo de licença ambiental ou autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Durante a fiscalização, a guarnição da Proteção Fox encontrou e apreendeu explosivos de uso restrito, cujo controle é exclusivo do Exército Brasileiro. O material, de alto poder destrutivo, também costuma ser utilizado em ataques a carros-fortes e instituições bancárias.

Entre os itens localizados estavam:

3 sacos de ANFO (explosivo de demolição, marca PIRON) com 25 kg cada;

3 emulsões explosivas encartuchadas de 1 kg;

1 carretel de cordel detonante (200 metros);

39 espoletas;

2 retroescavadeiras hidráulicas;

1 pá carregadeira em operação;

Compressores industriais;

1 caminhão caçamba carregado com cerca de 15 toneladas de quartzo;

Aproximadamente 45 toneladas adicionais de quartzo estocadas;

15 trabalhadores em atividade no garimpo.

O responsável pela operação, identificado como Li De Hua, cidadão chinês em situação de visto de turista, foi preso em flagrante. Ele não apresentou qualquer documentação que autorizasse a atividade de mineração, nem licenças emitidas por órgãos ambientais.

A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, sob o boletim de número 00642875/2025. O material explosivo foi recolhido com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), especializado no transporte desse tipo de artefato.

A atividade ilegal foi suspensa temporariamente, e o local permanece interditado até que haja regularização junto aos órgãos competentes.


Ouvidoria CIPPA Lençóis (WhatsApp): (75) 99951-5994
Instagram Oficial: @cippa.lencois.oficial

Deixe seu comentário