Guanambi sediará a 1ª Olimpíada Baiana de Drones
O evento, que promete ser o maior do gênero no estado, terá entrada gratuita e expectativa de reunir até mil visitantes por dia.

GUANAMBI – O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi, sudoeste baiano, se prepara para receber, de 21 a 23 de agosto, a primeira edição da Olimpíada Baiana de Drones (OBADRONES). O evento, que promete ser o maior do gênero no estado, terá entrada gratuita e expectativa de reunir até mil visitantes por dia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A proposta é ousada: aproximar ciência, tecnologia e inovação do público, incentivar o intercâmbio de ideias e expandir o conhecimento para o interior. A programação também aposta no desenvolvimento de habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) entre estudantes, educadores e curiosos da área.
Três dias de programação intensa
O evento vai oferecer competições, exposições, palestras, cursos e oficinas sobre drones, com atividades para iniciantes e também para quem já domina o assunto. O ponto alto será a disputa entre equipes que terão que projetar, montar e pilotar multirrotores em provas que exigem tanto técnica quanto criatividade.
Seis times já garantiram vaga na competição, vindos de diferentes cantos do Brasil:
Drones Guanambi e Maverick Drones – IF Baiano Guanambi
Carrancas – IF Sertão-PE
IFCopter – IF Baiano Itapetinga
Comando Alagogô – IF Baiano Alagoinhas
DroneIFSC – IFSC Florianópolis
Estrutura e bastidores
A OBADRONES nasceu de uma ideia do professor Leandro Gonçalves dos Santos e hoje conta com um time de 13 professores e 26 estudantes na organização, além do suporte de técnicos e empresas parceiras. A feira de produtos e serviços ligados ao setor terá pelo menos dez empresas confirmadas. E, para animar o público, o DJ e locutor Daniel vai comandar as apresentações durante as demonstrações aéreas.
Segundo Leandro, o evento deve atrair representantes de mais de 30 escolas e universidades de pelo menos 16 cidades da região. “Queremos conectar estudantes e empresas, incentivar o empreendedorismo e valorizar drones produzidos na Bahia, seja para a educação ou para outras áreas econômicas”, afirma.
Serviço
Local: IF Baiano – Campus Guanambi
Data: 21, 22 e 23 de agosto
Entrada: gratuita
Mais informações: www.obadrones.com.br | Instagram @educa_drones | E-mail leandro.santos@ifbaiano.edu.br
Projeto Educa Drones: www.educadrones.com.br