Caravana de Direitos Humanos chega a Malhada com ações nos quilombos de Parateca e Pau D’arco
Serão atendidas: Pau D'arco e Parateca, Genipapo, Facão Duro, Barro Preto, Caatinga Seca, Vila Nova, Jacaré, Anil e Bredo.

MALHADA — Malhada, na região sudoeste da Bahia, vai se transformar em ponto de encontro entre cidadania e ação social. Nos dias 16 e 17 de julho (quarta e quinta), o município recebe a Caravana de Direitos Humanos, iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A equipe mobilizará serviços essenciais para moradores das comunidades quilombolas de Parateca e Pau D’Arco. A iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH/BA) em parceria com outros órgãos públicos.
A ação acontece nos quilombos, território marcado pela centralidade dos saberes ancestrais nos processos de desenvolvimento das comunidades, mas também por barreiras importantes no acesso aos direitos. Nove comunidades quilombolas serão atendidas: Pau D’arco e Parateca, Genipapo, Facão Duro, Barro Preto, Caatinga Seca, Vila Nova, Jacaré, Anil e Bredo.

Educação em Direitos Humanos, articulação de redes e oferta de serviços essenciais constituem o tripé estratégico da Caravana de Direitos Humanos para fortalecimento político dos territórios e mobilização das instituições garantidoras de direitos. Dentre as ofertas da Caravana em Malhada, estão o Passe Livre Digital para Pessoas com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista — CIPTEA, a Carteira de Identidade Nacional — CIN (novo RG), o Cadastro do(a) Agricultor(a) Familiar — CAF, 2ª via de Certidão de Nascimento/Casamento e Óbito, o CadÚnico.
Serviços de saúde como vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia e atendimento médico também estarão disponíveis, bem como renegociação de dívidas, reconhecimento espontâneo de paternidade, acordo de alimentos, exame de DNA para comprovação de vínculo genético, orientação jurídica, ações de educação ambiental, entre outros.
Também serão realizadas capacitações e formações para gestores públicos, estudantes e comunidade local. Direitos e Trajetória Estudantil, Bullying e Limites da Internet, igualdade racial, políticas LGBTQIAPN+ estarão entre os temas abordados. Uma capacitação em Direitos Humanos também será realizada para gestores (a) e servidores (a) de Malhada e Carinhanha, cidade que recebeu a caravana nos últimos dias 14 e 15.