Prefeita de Carinhanha garante transporte para alunos que precisam se deslocar para o IF em Guanambi
A prefeita explicou que o maior patrimônio de uma cidade é a educação, por isso, esses alunos terão esse direito garantido.
CARINHANHA — Em conversa com a reportagem do Portal Folha do Vale na tarde de terça-feira (25), a prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), garantiu que disponibilizará transporte escolar aos alunos que precisam se deslocar do município até o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A prefeita explicou que o maior patrimônio de uma cidade é a educação, por isso, esses alunos terão esse direito garantido. Questionada sobre a confusão na segunda-feira (24), ela respondeu que em uma reunião ficou acertado o transporte para esses alunos. Ela explicou que houve uma reunião na semana passada, onde ficou acertado o transporte, mas na segunda houve um erro de comunicação por parte do representante dos alunos.
A prefeita esclareceu que o motorista e o ônibus estavam prontos, porém o representante dos alunos não definiu como seria, por isso houve esse erro. Em relação aos alunos da zona rural, ela disse que pediu uma relação do número de alunos para definir quantos são, assim define o transporte.
A reportagem também questionou sobre o transporte universitário, Chica disse que irá sentar com essa categoria para conversar. Vou sentar com essa categoria, mesmo porque nunca deixei eles sem transporte, então vamos sentar para ajustar”, disse ela.
O transporte para universitários não é de obrigação dos municípios, mas muitos prefeitos garantem isso. Em 2020, o deputado Pedro Lupion (DEM-PR) apresentou o Projeto de Lei 4031/20 que autoriza os municípios a oferecer transporte gratuito ou com tarifa pública, utilizando veículos da prefeitura, para estudantes do ensino superior, desde que não haja comprometimento das obrigações legais relativas ao ensino básico. Pela proposta, os municípios envolvidos poderão firmar acordo entre si.
O projeto tramita na Câmara dos Deputados. Ele explica que o objetivo é garantir que os municípios possam oferecer transporte aos estudantes de nível superior que não dispõem de faculdade em sua cidade e precisam se deslocar diariamente para outras cidades.