Erro estratégico, suicídio político em Palmas de Monte Alto?
PALMAS DE MONTE ALTO — O ovo de pata é o melhor do que da galinha? Muitos dizem que sim, mas preferem o da galinha. Com essa comparação, tentarei ilustrar como alguns políticos se comportam em ano eleitoral, em especial, dois vereadores de Palmas de Monte Alto.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
João Roriz e Adriana Santos, eleitos na penúltima e última colocação no pleito de 2020, estão em partidos diferentes daqueles que foram eleitos. Roriz se elegeu pelo Republicanos com 419 votos, no grupo de Fernando Laranjeira (MDB), enquanto Adriana se elegeu com 286 votos, no grupo do então candidato do PSB, João Pedro.
Outsideres no mundo político, os parlamentares não tem nenhuma experiência política. Adriana, por exemplo, preferiu se filiar no PSD, partido liderado pelo prefeito Manoel Rubens. Ela foi para um partido que pode ter minado a chance de se reeleger.
Já o vereador João Roriz trocou o Republicanos pelo PSB, partido do pré-candidato João Pedro, por acreditar ter mais chances. O baixo desempenho do parlamentar nos últimos três anos e quatro meses não daria um segundo mandato se continuasse no grupo de Laranjeira.
A estratégia pode ter sido boa, mas há quem acredita que Roriz fugiu de suas origens e abandonou sua base. Nos últimos anos, tanto João quanto Adriana não conseguiram ampliar suas bases.