Esgoto da Embasa pode ter causado morte de peixes em Guanambi
A morte dos peixes pode ter sido provocada em razão do esgoto doméstico da Embasa que desceu os bairros Alto Caiçara e Liberdade.
GUANAMBI — O lançamento de esgoto despejado em um lago pode ter sido a principal causa da mortandade de peixes neste final de semana em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A morte dos peixes pode ter sido provocada em razão do esgoto doméstico da Embasa que desceu os bairros Alto Caiçara e Liberdade, chegou até o leito de um rio.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O esgoto que invadiu o lago particular às margens da BR-122 pode ter provocado a morte milhares de peixes de várias espécies, inclusive camarões. O lago fica localizado na região do bairro Santo Antônio, na famosa Casa de Pedra, que já foi cartão postal da cidade.
As fortes chuvas deste final de semana deu uma amenizada no cheiro forte, mas, o drama deve continuar nos próximos dias, pois o esgoto segue descendo. A denúncia já foi protocolada no Ministerio Público do Meio Ambiente (MPMA) e Inema, segundo informação do proprietário.
O diretor da Embasa, Rogério Baqueiro, disse na sexta-feira (26), que técnicos do órgão recolheram amostras de água em lagoas acima da prosperidade para análise.