Ex-presidente Rafa Enfermeiro presta contas e responde críticas de colega

O vereador fez um balanço durante o período de dois anos que administrou o segundo maior orçamento, mas também lembrou da pandemia da Covid.

Vereador Rafa Enfermeiro.
Vereador Rafa Enfermeiro.

MALHADA – O vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Malhada, Rafael Rodrigues Delmondes, Rafa Enfermeiro (PT), fez um balanço dos dois anos comando Legislativo. Rafa falou da dificuldade enfrentada gerenciando o segundo maior orçamento do município, em momento de alta da pandemia da Covid-19.

O parlamentar fez um balanço positivo, mas também prestou contas do período em que esteve à frente da Casa, como já havia feito no mês de agosto de 2021. Na ocasião o então presidente apresentou o veículo para realizar os trabalhos.

Rafa encerrou o mandado com a certeza do dever cumprindo, afirmando que dorme em paz, já que administrou o dinheiro público com seriedade e nunca deixou de atender os anseios dos colegas. “Devolvi ao chefe do Executivo no final do meu mandato mais de R$ 240.000,00, esse valor devolvido demonstra meu compromisso com aquilo que não é meu”, disse o vereador.

Sobre o valor devolvido ao Município, o vereador se diz tranquilo com sua consciência, esclarecendo que esse valor não beneficia o prefeito, mas a população malhadense que vem sofrendo desde a pandemia com a falta de emprego, a dificuldade financeira.

“Minha gestão foi pautada na humildade, ética e responsabilidade com dinheiro público”, comentou.

Questionado sobre os questionamentos feitos por colegas, Rafa respondeu que não se incomoda com esse tipo de fala de pessoas que insistem em recriminar por ter devolvido recursos. Rafa faz questão de esclarecer que como presidente da Câmara conseguiu com muita responsabilidade, zelo ao dinheiro público, além de economizar após todos investimentos necessários e com isso pôde contribuir com este momento delicado que passa Malhada.

Rafa aproveitou para responder o questionamento do colega Huelder Lanierio Filgueira Lima, Huelder de Tiana (MDB), em relação ao telhado, ar condicionado e o veículo para fiscalizar. O vereador disse que foi feita obra de reparo no teto e realizou manutenção de todos os aparelhos de ar-condicionado. Sobre o veículo para fiscalizar, Rafa disse que nunca foi negado para nenhum vereador, desde que fosse avisado com antecedência. “O carro era disponibilizado uma vez na semana para fiscalizar, tenho certeza que cumprir meu papel”, falou

Investimentos

Reforma

O vereador investiu na estrutura da Câmara, com reforma de gabinetes, compra de móveis, restruturação da entrada e recepção, compra de Notebooks para todos os vereadores, investimento na mobilidade dos edis, com a aquisição de um automóvel ARGO em 2021, o qual oferece melhores condições aos vereadores no exercício dos seus mandatos.

Reforma

Valorização dos servidores

Foram feitos investimentos no reconhecimento de direitos dos funcionários com readequação salarial, direitos que não eram pagos, concessão de auxílio alimentação aos servidores públicos efetivos do Poder Legislativo. Constitucionalmente o então presidente aumentou os salários dos vereadores, tudo dentro da lei e buscando não extrapolar os limites éticos.

Aquisição

1- Aquisição de Veículo Fiat Argo Trekking Ano 2021.
2- Aquisição de Impressora Ecotank
3- 11 Notebooks 15,6 Core13
4- Aquisição de 40 cadeiras para plenário,12 cadeiras para recepção, 9 para gabinetes e sala de reunião.
5- Aquisição de móveis planejados: balcão para recepção, mesa para gabinete, mesa para reunião, rack, painel de TV ripado com porta embutida.
6- Aquisição de ar condicionado e manutenção.
7- Conserto do telhado e mini reforma em alguns gabinetes.

De acordo com o vereador, apesar de críticas houve um grande investimento e ele passou o bastão para seu sucessor sem nenhuma divida. Ele disse que deixou em dias pagamentos de fornecedores e folha de pessoal.

Cadeiras
Cadeiras

Devolvo os mais de R$ 240.000,00 aos cofres da prefeitura, não como um gesto de politicagem, mas, sim, um gesto de responsabilidade com dinheiro público, de civilidade ao gestor que está passando por dificuldades financeiras e que esse recurso trouxe um alívio e condição de pagamento de salários, investimentos necessários na área da saúde e ao bom andamento da máquina pública.

Ainda de acordo com Rafa, devolver esse dinheiro foi algo inédito, um valor tão virtuoso, algo jamais visto na história de Malhada. “Devolver o que é do povo, não é nada mais que minha obrigação, e me sinto orgulhoso em poder passar por esta Casa Legislativa, como presidente, investir em todas áreas necessárias, não ter um ato de improbidade e deixar meu legado de responsabilidade com dinheiro público devolvendo esse valor aos cofres da prefeitura”, finaliza o vereador.

Rafa agradeceu primeiramente a Deus, a sua família, aos colegas vereadores, aos funcionários e colaboradores da Câmara, as lideranças e amigos que o apoiam, e em especial aos seus eleitores.

O artigo não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Por: Rafa Enfermeiro

Deixe seu comentário