Barragem de Ceraíma em Guanambi sangra na madrugada deste domingo (9)

A barragem havia sangrado pela última vez em 26 de janeiro de 1992, conforme informação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

Barragem de Ceraíma de Guanambi. Foto: rede social.

GUANAMBI – A barragem de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, sangrou na madrugada deste domingo (9), após a chegada das águas do Rio Carnaíba de Dentro.

A barragem havia sangrado pela última vez em 26 de janeiro de 1992, conforme informação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A barragem sangrou por volta das 04 da manhã, após atingir a cota de 51,09 milhões. Como existe mais previsão de chuvas para os próximos dias, a barragem continua recebendo água.

O rio Carnaíba de Fora é um dos afluentes do Rio das Rãs, na divisa dos municípios de Malhada e  Bom Jesus da Lapa, que deságua na sua foz, no rio São Francisco.

De acordo com a Prefeitura, técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), estão monitorando as barragens menores localizadas em Ceraíma. Um eventual rompimento de alguma delas pode provocar uma grande cheia no rio Carnaíba de Dentro e consequentemente causar alagamentos no seu curso.

Deixe seu comentário