Guanambi registrou cinco casos de Covid-19 e dois óbitos nas últimas 24 horas

Os dois óbitos demoraram de entrar no sistema devido o curso da investigação da Secretaria de Saúde do Estado. Só foi possível associar que os óbitos tiveram associação por Covid-19 após análise de dados clínicos e laboratoriais.

GUANAMBI – A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi divulgou a situação epidemiológica do município na noite desta quinta-feira (2). Foram 05 casos e dois óbitos por sequelas da Covid-19 nas últimas 24 horas.

O centésimo vigésimo quinto óbito trata-se de uma morte que ocorreu no dia 30 de março, mas devido investigação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), só pode ser confirmada hoje.

O óbito foi de uma mulher de 90 anos, portadora de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica e Cardiopata). A idosa deu entrada no Pronto Atendimento Covid-19 (PA), no dia 22 de março, com confirmação da doença. Devido a complexidade do seu quadro de saúde, a idosa foi transferida e internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), onde permaneceu em observação hospitalar.

No dia 30 de março, a paciente deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG) e devido ao seu estado grave, fez uso de ventilação mecânica. Com piora no quadro clínico, evoluiu para óbito nessa Unidade de Saúde no dia 30 de março deste ano.

Na Declaração de Óbito não constava Covid-19 como causa definida. A causa do óbito foi investigado e analisado pelo Grupo Técnico da DIVEP-SIM (Divisão de Vigilância Epidemiológica Sistema de Informação sobre Mortalidade) da Sesab. Por critérios técnicos, os investigadores concluiu que o óbito teve relação com a Covid-19.

O centésimo vigésimo sexto óbito também trata-se de uma mulher. A vítima de complicações da Covid-19 tinha 79 anos e era portadora de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus). Ela foi admitida no Pronto Atendimento Covid-19 (PA), no dia 10 de agosto, com confirmação da doença.

No dia seguinte, a paciente foi transferida para o Hospital de Campanha (Hospital Municipal) em uso de suporte de oxigênio. Já no dia 12 de agosto, a paciente teve de ser transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guanambi (HGG). Infelizmente, no dia 25 de agosto deste ano a mulher não resistiu e veio a óbito.

Na Declaração de Óbito não constava Covid-19 como causa básica definida, mas por se tratar de um óbito com confirmação recente doença, a causa do óbito foi investigado e analisado pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia e Diretoria Clínica do Hospital Geral de Guanambi (HGG), encerrando o caso como causa principal o contágio da Covid-19.

Até o momento já foram contabilizados 10.831 casos confirmados, destes, 10.689 são considerados curados, 16 ativos e 28 pessoas aguardam o exame RT/PCR.

O número de pacientes hospitalizados soma 06, já o número de óbitos por complicações da Covid-19 soma 126. A média móvel é2,7.

A secretaria de saúde informou no vacinômetro emitido na última quinta-feira que já foram aplicadas 84.180 doses do imunizante.

A taxa de ocupação em Salvador é de 28%, Vitória da Conquista 28,3%, UNACON 35%, Hospital de Campanha (Municipal) 0% e PA COVID 6,7%.

Boletim divulgado pela Prefeitura de Guanambi

Deixe seu comentário