Guanambi contará com serviço de reconhecimento facial e de placas
Além de Guanambi, serão contemplados com o serviço de reconhecimento facial os municípios de Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória.
SALVADOR – Localizado na região Sudoeste da Bahia, Guanambi contará com o serviço de reconhecimento facial e de placas nos próximos meses. A ordem de serviço para a ampliação de Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares foi assinado na terça-feira (27), pelo governador Rui Costa.

Além do município de Guanambi, mais 77 cidades baianas serão contempladas através do ‘Projeto Vídeo Polícia’, sendo que 39 ainda neste ano. Lançado em 2018, o investimento de cerca de R$ 665 milhões.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o investimento vai dar muito mais resolutividade para a Segurança Pública.
“O sistema é capaz de identificar facilmente as pessoas que são procuradas e tem uma coisa que o governador falou que é muito importante (sic), identificar crianças perdidas e pessoas desaparecidas. Há pouco tempo, um coreano estava perdido da família aqui em Salvador e foi encontrado com a ajuda de algumas câmeras”.
Ainda de acordo com Ricardo, as câmeras estarão em postes, viaturas e na palma da mão dos policiais. O tenente-coronel Marcos Oliveira, superintendente de Tecnologia da SSP, explicou como funciona a tecnologia.
“Dentro do contrato estão previstos quatro tipos de pontos de imagem. São câmeras de reconhecimento facial de fluxo aberto, para locais públicos, de fluxo controlado, tem câmeras de análise situacional e de leitura de placas”, comentou.
Na região Oeste, serão contemplados os municípios de Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória.