Fundação Anísio Teixeira lança lives em celebração ao aniversário do educador baiano
A Fundação e a Casa Anísio Teixeira iniciam hoje (12) um ciclo de lives em celebração aos 121 anos do educador baiano.
CAETITÉ – A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira – IAT e da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação – CEPEE realizará um ciclo de lives, a partir desta segunda-feira (12), às 17h, no Canal do Instituto Anísio Teixeira no Youtube, em celebração ao 121º aniversário de nascimento de Anísio Teixeira.
Estudiosos de todo país participarão do seminário para discutir o tema “Centros Culturais nas Cidades que Educam: Exemplo da Casa Anísio Teixeira”.
Na ocasião, será lançado o Canal Anísio Teixeira. No canal, será abordado diversos conteúdos relacionados as obras do educador baiano, em formatos de podcasts, vídeos e textos.
Nesta segunda-feira, às 18h30, no primeiro dia de evento, quem abre a programação são os convidados: Juliano Matos, Presidente da Fundação Anísio Teixeira, Maria Auxiliadora Ledo, Diretora da Casa Anísio Teixeira, Valtécio Neves Aguiar, prefeito de Caetité e Marcos Viana, Diretor da Biblioteca Central da Bahia.
A programação do evento se estenderá até o dia 13 de julho, às 19 Horas. A live comemorativa contará com participação do secretário da Educação da Bahia, da Diretora-Geral do Instituto Anísio Teixeira, do Superintendente da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação, Diretor da Fundação Pedro Calmon, entre outras autoridades.
“Esta é uma boa forma de homenagear Anísio Teixeira, lançando esses editais para nossa rede e compartilhar essas produções que irá contribuir ainda mais com o desenvolvimento da educação, principalmente neste momento de reinvenção que estamos vivendo” celebrou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim.
Quem foi Anísio Teixeira – Nascido em Caetité, em 1900, Anísio Spinola Teixeira foi jurista, educador e escritor brasileiro. Além do principal incentivador da educação no Brasil.
Nas décadas de 1920 e 1930 difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Militou em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório.
A Fundação que administra a Casa Anísio Teixeira, está instalado desde 1998 na casa do educador Anísio Teixeira na cidade de Caetité, sua terra natal. A Casa Anísio Teixeira tem como um dos seus objetivos promover o desenvolvimento regional do ponto de vista da Educação e da Cultura, inspirando‐se nos ideais e princípios do educador.