Câmara de Vereadores de Carinhanha não transmite sessões
A dificuldade enfrentada pela população não é só por conta da Covid-19, mas também por conta de não haver transmissões das sessões ordinárias.
CARINHANHA – Acompanhar o trabalho dos vereadores se tornou uma tarefa muito difícil em Carinhanha, no Médio São Francisco. A dificuldade enfrentada pela população não é só por conta da Covid-19, mas também por conta de não haver transmissões das sessões ordinárias.
Há 6 meses, os cidadãos carinhanhenses não sabem o que é discutido e aprovado pelos vereadores, um total desrespeito a Lei de Acesso à Informação 12.527 de 2011, criada para regulamentar o direito dos cidadãos ao acesso às informações de órgãos e entidades ligados ao poder público.
De acordo com vereadores da situação e oposição ouvidos pela reportagem, em um momento em que as sessões são fechadas ao público por conta as Covid-19, torna-se fundamental que essas sessões sejam transmitidas por meio do Facebook.
“Tinha uma pessoa que fazia esse trabalho de transmissão das sessões nas segundas e terças, mas esse trabalho foi encerrado sem nenhuma comunicação. O povo não conhece o nosso trabalho”, comentou um vereador.
Em contato com o presidente da Câmara Washington Alves dos Santos, ele respondeu que enfrenta dificuldade financeira desde o início da gestão em 1º de janeiro, mas o contrato de divulgação foi fechado com uma rádio local.
Questionado sobre o site da Câmara, ele disse que uma pessoa foi contratada para alimentar o sistema. “As sessões serão transmitidas via Facebook e rádio nos próximos dias”, comentou o presidente.
O Observatório da Imprensa aponta que quase 35% da população não dispõem de notícias sobre sua própria comunidade, vivendo nos chamados “desertos de notícias”, onde não se cobre, entre outras coisas, nem a Prefeitura ou a Câmara Municipal.