Forró do Gurutuba é cancelado em Guanambi

Nos próximos dias a Prefeitura de Guanambi deve publicar um Decreto no Diário Oficial com a decisão.

GUANAMBI – O tradicional Forró do Gurutuba, festa que ocorre no mês de junho, em comemoração a São João foi suspenso pelo seu segundo ano consecutivo no município da região Sudoeste, devido a pandemia da Covid-19. Nos próximos dias a Prefeitura de Guanambi deve publicar um Decreto no Diário Oficial com a decisão.

No ano passado, a edição de 2020 também havia sido cancelada pelo mesmo motivo. Em fase da pandemia do coronavírus não foi possível realizar os festejos. Os órgãos de saúde preconizam o distanciamento social é a maneira mais eficaz para dispensar a contaminação pelo vírus da Covid-19.

Os festejos que aconteceriam entre os dias 1º e 13 de junho, data destinada as comemorações ao padroeiro da cidade, Santo Antônio costuma abrir o período festivo junino da cidade. O trezenário que todos os anos era organizado pela igreja católica em parceria com a Prefeitura de Guanambi, deve acontecer em um formato virtual, como no ano passado.

Edição de 2018

Nas últimas edições, após o encerramento do trezenário, o Forró do Gurutuba era lançado oficialmente na noite seguinte. Os festejos em comemoração a São João, contava em média, com 15 dias de festas na Praça do Feijão, com a presença de artistas da terra, regionais e grandes forrozeiros de destaque nacional.

De acordo o Secretário de Cultura de Guanambi, Vitor Boa Sorte, diante do aumento de casos foi necessário essa medida. Diante do aumento de casos e como os números não sedem precisamos, infelizmente, mais uma vez cancelar nossa festa”, declarou.

Medidas como essa já estão sendo adotadas por diversos munícios do Estado, conforme as regras para combate a pandemia. O Governador Rui Costa (PT) declarou que um novo Decreto será publicado com normas para restrição de circulação no período festivo. As empresas de ônibus não poderão circular entre os feriados de São João e São Pedro. De acordo o governador, essa medida é necessária para dispersar o foco de aglomerações pela capital e interior da Bahia.

Deixe seu comentário