“Isso é tortura”,afirma advogado

Após a publicação da reportagem, dez advogados entraram em contato com o portal interessado na causa. Nesta quarta-feira, 10 de setembro, um advogado tomará as providencias necessária.

A matéria publicada no portal Folha do Vale na tarde desta terça-feira (9) causou muita revolta e indignação por parte da população do médio São Francisco. O 17º Batalhão de Guanambi insiste em manter o idoso Antonio Pinto Gonçalves, Bigodão de 63 anos, algemado no leito do hospital Regional, em Guanambi,no sudoeste da Bahia.

O idoso é acusado ter enfrentado os policiais Barreto e Viana, na noite do último sábado, 6 de setembro,no povoado do Julião,em Malhada,com um facão.Essa Informação foi desmentida por testemunhas que afirmam que,os militares já chegaram agredido o idoso. “Primeiro eles atingiram o idoso com um tiro, foi quando ele caiu, em seguida, eles fizeram mais quatro disparos nele caído. Outros tiros foram disparos nas paredes das residências das pessoas”, contou uma testemunha.

Segundo um advogado, o major Ricardo Medeiros está agindo como se estivesse no período da ditadura, aonde mantinha os presos sobre tortura. “Isso é deprimente ver um idoso nessa situação e anda algemado, Como podemos confiar no poder do Estado diante de uma imagem tão forte como essa”, finalizou.

Para o advogado, seria interessante saber qual foi o crime que o cidadão cometeu, já que ele não atingiu nenhum dos policiais. Nem se quer uma queixa foi registrada, apenas uma ocorrência de apresentação de um facão. “Será que precisaria mesmo fazer cinco disparos,quando existe spray de pimenta,tufa e a arma elétrica para conter esse idoso”, finalizou.

De acordo com o advogado, a família deve processar o Estado imediatamente e procurar a Corregedoria da Policia Militar para apurar tantos o excesso dos policiais quanto do major, que já deveria ter afastado os mesmo imediatamente para não ser conivente. “Em fevereiro de 2013, o então coronel Wilson do 17º Batalhão,afastou um tenente após invadir o palco e agredir um musico.Recentemente um policia militar foi até a delegacia e liberou uma moto,se é para mostrar serviço vamos começar a faxina dentro da corporação”,finalizou.

Após a publicação da reportagem, dez advogados entraram em contato com o portal interessado na causa. Nesta quarta-feira, 10 de setembro, um advogado tomará as providencias necessária.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário