Comemorações marcam o dia internacional da mulher em Carinhanha
Já na Câmara de Vereadores, foram várias as homenagens com entrega de flores, recitação de poema e apresentação de teatro com a Cia de Teatro JASFA.
A cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia, comemorou neste sábado (8), o Dia Internacional da Mulher. Um dia em que se celebraram as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Mulheres da sede e do interior do município se reuniram as 07h00min horas da manhã na praça da Matriz,de onde seguiram machado pelas principais vias públicas da cidade até a Câmara de Vereadores.
Já na Câmara de Vereadores, foram várias as homenagens com entrega de flores, recitação de poema e apresentação de teatro com a Cia de Teatro JASFA.
O evento foi organizado pelo grupo de Mulheres de Carinhanha, que entenderam que desde 1857 até agora, as mulheres já conquistaram seus espaços nessa sociedade machista.
Em 8 de março, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de mais de 16 horas diárias para 10 horas. Nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens. No entanto, a greve terminou em tragédia, pois os patrões não cederam e, fechando as portas, mandaram atear fogo ao prédio onde as mulheres estavam reunidas. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Já em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”. Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, em todas as partes do mundo.
Redação www folhadovale.net